domingo, 15 de maio de 2011

Áries

Aspectos sentimentais do signo Áries 

Áries é um signo de fogo, e como todos os signos de fogo ele tende a mitificar a vida. Com sua natureza combativa, ele precisa somente de uma boa causa para justificar as suas lutas. Não são necessariamente reis que precisem voltar ao seu trono usurpado, mas uma pequena causa social também serve. Áries é inimigo da coletivização, pois a coletivização destrói o mito e elimina o drama do opressor e do oprimido. 

É muito bom ser a donzela do Ariano, ele a defenderá sempre contra todos os inimigos que aparecerem, e grande parte do lado bom do relacionamento do ariano depende desta parte cavalheresca de seu temperamento. Porém, é claro, que ele não fica ao lado da donzela para sempre, pois ele tem sempre alguma outra grande causa para defender!

O regente de Áries é o planeta Marte, Deus da Guerra na Mitologia grega. (Veja mais nos Signos Astrológicos). Outro mito que identifica o Ariano seria aquele de Robin Hood: o fora da lei da floresta. 

No seu lado negativo, ele pode ser mesquinho e indolente. Como, dirão vocês, um cavaleiro marciano ou um Robin Hood medieval mesquinho? Veja bem, como ele corre atrás de seus ideais e está seguro de seu talento, fica na expectativa que almas menos talentosas se dignem a lhe oferecer os meios materiais para que ele consiga atingir suas metas. Ele aguarda que os outros resolvam para ele alguns de seus problemas básicos de subsistência, grande obstáculo para muitos arianos que não têm a praticidade dos signos de terra. 
Se o homem de Áries é um Deus Marte ou um Robin Hood, que seria então a mulher de Áries? Uma Joana D'Arc sem dúvida! 

O homem de Áries

O homem de Áries tende a se estereotipar no papel de macho, do defensor de donzelas indefesas, e tende a idealizar o papel da frágil mulher que ele protege. Ele gosta de surpreender suas mulheres com sua criatividade e também de forma prática e física (com seu desempenho sexual por exemplo). Com ele não há falta de paixão ou falta de romance (quando estão apaixonados é claro!). Mas como um bom Pigmalião (será que ele era de Áries?) ele quer moldar a figura feminina que o acompanha, e se você for uma feminista ferrenha é melhor ficar longe dele. Esta figura feminina que ele moldou, deve permanecer tal e qual ele a criou, pois qualquer acréscimo ou modificação a este modelo o perturba e irrita, já que ele considera isto quase um desafio.
Porém ele não irá se recusar em aceitar as modificações necessárias dentro de seus relacionamentos, contanto que você lhes deixe tomar a iniciativa de modificá-los e adaptá-los. Será mais uma causa para ele lutar! 

A mulher de Áries

A mulher de Áries, como uma Joana D'Arc da era moderna, pode ser facilmente enviada para a fogueira. As mulheres deste signo são naturalmente dotadas para postos de liderança, e também precisam de desafios e estímulos para seguir em frente. Podem desta forma parecer pouco femininas, já que tomam a iniciativas de conduzir sua própria vida. A ariana não fica atrás de uma máquina de escrever, ou sentada numa máquina de costura. Enfim, não faz o papel de 'Mulher de Athenas', mas seria sim, a própria deusa Athenas, deusa da guerra, com armadura e tudo! 

A Ariana não é particularmente maternal, mas se ela for mãe, apesar da impaciência que poderá mostrar com a criança pequena, terá uma grande virtude: A de deixar que as crianças vivam sua própria vida já que ela está ocupada em viver a sua. Ela será porém capaz de conversar com elas mostrando-lhes o caminho a seguir e ajudando-as a enfrentarem com coragem os desafios da vida. Coisa que ela própria faz, é claro!

Esta mulher, um tanto mandona, pode assustar o ego masculino que não gosta de competição, pelo menos dentro de casa e muito menos vindo da 'donzela' com quem ele escolheu casar" Dois arianos juntos? Nem pensar! Ela se mostrará muitas vezes competitiva com o parceiro, mas por ser uma pessoa de espírito nobre, dificilmente jogará 'sujo', ou entrará em chantagens e pressões emocionais. Portanto, ela é adequada àqueles que admiram uma mulher forte e corajosa, direta e leal, mesmo se 'pouco feminina'.

Signos relacionados:

Triplicidade do Fogo: Áries, Leão e Sagitário 

Com os outros signos de fogo, o relacionamento corre o risco de ser "fogo de palha", isto é, ser aquela paixão devoradora que se consome em poucos dias, quem sabe em poucas horas. Difícil para a impaciente ariano escovar o ego do Leão, ele talvez aceite melhor as tendências aventureira de Sagitário, mas provavelmente, juntos, irão esquecer de pagar a conta do telefone, perdidos em sua criatividade! De qualquer maneira há uma certa afinidade natural entre os signos do mesmo elemento. 

Triplicidade de Terra: Touro, Virgem, Capricórnio

O relacionamento do fogo com a terra poderá ser proveitosa, mas pode acabar também numa 'queimada'. Explico: o Ariano, pode se sentir incomodado com a praticidade da Terra de pagar as contas e lidar com os pequenos problemas do dia a dia. Enquanto ele está no seu processo de criação, tão vital para a sua sobrevivência, pode esquecer de pagar as contas, ou fará despesas excessivas, por impulso. Isto poderá prejudicar o relacionamento com estes signos mais práticos. Porém, para dar consistência ao pote de barro, que foi amalgamado com terra e água, o fogo é necessário para queimá-lo. Ele irá assim adquirir a dureza e a forma finais. Da mesma forma ocorrerá num relacionamento. 

Triplicidade da Água: Câncer, Escorpião e Peixes

Os signos de fogo podem acabar 'apagados' pela água. A falta de impulso vital destes signos, o excesso de sonhos e a interiorização característicos, podem causar uma profunda irritação nos arianos, provocando acessos de cólera muito mal compreendidas por exemplo, pelos pacatos e sonhadores piscianos. O equilíbrio poderá se encontrado, mas somente com o sacrifício de um dos parceiros, e não será seguramente do ariano! De fato, são os signos de água, mais adaptáveis, que terão tendência a se amalgamar com o ariano, ou a deixá-lo ir...

Triplicidade do Ar: Gêmeos, Libra e Aquário

Aqui há uma possibilidade de entendimento, já que o ar alimenta o fogo que sem ele não poderia queimar. Os dois podem se alimentar um ao outro, o intelectual de ar com o criativo de fogo, e então pode haver um belo entendimento entre os dois. Porém eles precisarão encontrar em si os outros dois elementos, água e terra, para equilibrar o relacionamento e torná-lo duradouro. Esta regra vale de fato para todos os signos, já que num relacionamento não é somente o signo solar que está envolvido, mas todos os fatores importantes da personalidade, como Ascendente, Meio do Ceu, Lua, Mercúrio, Vênus e Marte.

Touro
 Aspectos sentimentais do signo Touro 

Vocês se lembram do Touro Ferdinando? Aquele que ficava no pasto, tranqüilo, olhando as vaquinhas e desfrutando a brisa do vento com uma florzinha na boca? Bem este é o típico taurino. Mas vocês sabem o que acontece quando uma abelha resolve incomodá-lo, não é? 

O signo de Touro é regido pelo planeta Vênus, que representa a deusa do amor na mitologia grega. É uma Vênus de Terra, portanto ligada aos prazeres do corpo, e que aprecia a serenidade e a tranqüilidade. O taurino deseja antes de tudo a estabilidade e a segurança e detesta as mudanças. Por isto ele acumula riquezas palpáveis durante sua vida, como terrenos, barras de ouro, etc. O elemento terra em geral gosta de lidar com a realidade, concreta e tangível, portanto o taurino tem uma visão realista da vida, e sempre terá em mente aquilo que pode sustentá-lo na vida. 

O Touro é também inegavelmente uma criatura muito sensual. E não somente em matéria de sexo, mas também em matéria de música, cor, fotografia, toque. Enfim, tudo deve responder aos seus aguçados cinco sentidos. 

O mito do Touro na mitologia é aquele de Teseu e do Minotauro. O Minotauro de nossa história é o símbolo do Touro furioso que, com sua cabeça de touro e com seu corpo humano, sente sua humanidade completamente dominada pelos seus desejos animais, e por se sentir envergonhado, se enclausura num labirinto absolutamente impenetrável, de onde ele não poderá escapar. Porém, também Teseu é um aspecto do mito do touro, quando com a ajuda do fio que lhe deu Ariadne, consegue matar o Minotauro libertando então a cidade de Minos da maldição. Desta forma vemos que, dentro de cada taurino, existe um herói que pode enfrentar o seu inimigo mais furioso, mas deve se lembrar de tecer um plano cuidadoso para poder se libertar do labirinto de suas paixões e emoções, para estabelecer um relacionamento harmonioso e duradouro como ele deseja.

O Homem de Touro 

Como vimos acima, quase sempre relacionamos o signo com a figura mítica masculina, que não manifesta muita feminilidade. É muitas vezes belo, de forma agradável, de traços perfeitos, gosta de se vestir bem. Mas ele é antes de mais nada muito sensual, e se deixa levar por paixões violentas, onde ele se entrega sem restrições, com uma ardente sensualidade. Ele literalmente, cheira, suga, come, e possui sua companheira!. Mas se você preferir um amante mais refinado, então prefira alguém de Libra, ou de Peixes ou até Escorpião. O taurino não saberá amá-la de outra forma a não ser diretamente, de forma simples e possessiva. 

Ele será sem dúvida fiel, portanto, tome cuidado para não traí-lo. Ele não gosta dos joguinhos de palavras, dos rodeios femininos, dos ciuminhas infantis. Ou ama ou não ama, ou está comigo ou não está, não tem meio termo. Portanto, seja sempre sincera pois, se ele pode amá-la para sempre, também poderá odiá-la para sempre. Sendo convencional ele procurará uma relação convencional, e como é preguiçoso, pode preferir ficar em casa vendo televisão do que partir para grandes e românticas aventuras com a sua amada.

A Mulher de Touro

A deusa Hator da mitologia egípcia, possui como símbolo na cabeça um chifre de vaca com um disco solar no meio. Na mitologia grega a deusa Vênus é a deusa-vaca, sem pensarmos na forma pejorativa que nossa linguagem lhe atribuiu atualmente. 

Existem dois tipos de mulheres de touro, uma bem venusiana, linda, de corpo perfeito, sempre vestida com roupas caras, jóias e perfumes, muitas vezes em demasia. As vezes são rechonchudas e indolentes e muito preocupadas em agradar os homens. Com o poder a deusa da Terra elas são o ideal feminino de muitos homens

Elas podem ser devotadas e fieis, mas precisam de segurança e de mimos (presentes palpáveis, é claro!). Muitas vezes elas são atraídas por homens de signos de fogo, que, infelizmente são no zodíaco os menos confiáveis. Justamente elas que precisam tanto de segurança! Sendo bastante possessiva, dificilmente se satisfaz com um flerte, e acaba segurando o seu homem em armadilhas sedutoras, com sua sensualidade e com artimanhas, literalmente 'agarrando o seu homem pela boca' (em todos os sentidos!). 

As outras taurinas, podem ser mais simples, bem do gênero 'mãe-terra', mais ligadas ao campo, à terra, que são como a figura da grande 'mamma', sempre na frente de um fogão, fazendo o pão caseiro para o seu homem. Aquela simplicidade da casinha de campo, rodeada de flores, com as vaquinhas pastando no quintal, bem, este é o cenário ideal desta mulher de touro. Portanto se você gosta de sofisticação, fique longe dela. Ela não aprecia tampouco a infidelidade, pois não compreende como alguém pode mudar de idéia. Quando ela diz "eu te amo" é para a vida inteira!

O Touro e o amor

O taurino (e a taurina) é muito sensual, ama o belo, aprecia o romance, e gosta de sexo. Sim, aquele sexo saudável e diário de que ele tanto precisa. No amor, assim como na vida, ele cumpre suas promessas, portanto nunca duvide do que ele lhe dirá. Ele é bastante tradicional e não esquecerá o anel de noivado, as flores no aniversário, etc., porque desta forma ele demostrará aquelas emoções que não sabe muito bem descrever. 

O taurino, pode entrar e sair rapidamente dos relacionamentos somente se estiver em busca de prazeres sexuais, mas quando ele se apaixona, então procurará um relacionamento estável. Dê-lhe a sensação de segurança e o terás para sempre! O homem de Touro pode ser muito paciente se você estiver doente (de verdade), mas não tente lhe explicar doenças imaginárias, ele não as compreenderá e ficará furioso ou frustrado com suas atitudes. 

Não esqueça, com ele não existe meio termo. Seja sempre simples e direto/a com alguém deste signo e você o terá para sempre. Vocês se lembram daquele ditado: Não tenho tudo o que eu amo mas amo tudo o que eu tenho? Bem, ele me parece adequado a este signo.

Signos relacionados:

A Triplicidade da Terra: Touro, Virgem, Capricórnio

Com os outros signos de Terra haverá uma relação natural, de afinidades mas dificilmente o Taurino aceitará o pragmatismo de Virgem ou a complexidade emocional do Capricorniano. Terá então com eles uma relação estável, mas sem paixão, e sem aquela sensualidade que lhe é tão necessária. Duradoura, sem dúvida, mas chata!

A Triplicidade de Água: Câncer, Escorpião e Peixes

Sendo os signos de Água muito sensíveis, podem se relacionar muito bem com o sensual taurino, assim como a terra se mistura com a água para formar o barro. Os signos de Água são sentimentais e sensíveis podendo se completar maravilhosamente com os signos de Terra, sensuais e mais realistas. Como os signos de Água têm dificuldade em lidar com as coisas materiais, o Taurino lhes conferirá estas qualidades, trazendo equilíbrio na relação. Apesar disso, o elemento água, como não contém o lado animal, pode falhar na hora de dar aquela centelha de fogo que o taurino tanto busca. 

A Triplicidade do Fogo: Áries, Leão e Sagitário 

Aqui o Taurino talvez encontre mais paixão, mais sexualidade, mais prazer. O perigo é que para os natos dos signos de Fogo, isto pode durar pouco, e então será o taurino que acabará sofrendo, pois não conseguirá a almejada estabilidade no relacionamento. Mas a paixão, esta sim, valerá a pena! Além disso, os signos de fogo estão sempre em busca de 'algo mais', e isto poderá também incomodar o acomodado taurino. 

A Triplicidade do Ar: Gêmeos, Libra e Aquário

Aqui pode haver um verdadeiro abismo já que o prático signo de touro não vai intender a eterna busca intelectual do signo de Ar. Além disso, os signos de ar são instáveis e voláteis, além de intelectuais, tão diferentes dos plácidos e simples taurinos. Não são os melhores relacionamentos, a menos que o taurino ame muito, mas muito, os desafios! (coisa que eu não creio) Ele não poderá 'tocar' o ar, e isto o deixará inseguro. A linguagem abstrata dos signos de Ar, Gêmeos (será cansativo), Libra (lindo mas muito etéreo) e Aquário (intelectual demais), podem deixá-lo literalmente exausto. Portanto, taurino, esta não é sua praia.

Gêmeos

Aspectos sentimentais do signo Gêmeos: 

O signo de Gêmeos é um signo de Ar, e uma de suas características é a facilidade de comunicação, a rapidez de raciocínio e a mobilidade e volatilidade. Os geminianos não ficam parados num só instante e como borboletas passam de flor em flor, de assunto em assunto, de informação em informação. 

Por esta razão é muito difícil 'prender' um geminiano por muito tempo, a menos que você lhes dê sempre algo novo para ele se interessar. Dizem que ele é muito superficial, e as vezes isto é verdade, mas a sua mente funciona de uma tal forma, que mesmo com a sua 'superficialidade' eles captam o necessário e buscam a informação sem entrar em profundezas de detalhes. 

No signo de Gêmeos encontramos excelentes jornalistas, escritores e até atores, que se metamorfoseiam com facilidade em diferentes personagens. O lema de Gêmeos deveria ser "penso então eu sou", já que o seu intelecto privilegiado o move em todas as direções. Ele adora descobrir coisas novas, inventar e aprender, sempre de forma brilhante e mesmo divertida. Sim porque ele é como uma 'criança em idade escolar', sempre pronta a aprender coisas novas, neste admirável mundo novo cheio de atrações! 

O geminiano não gosta de falar de sentimentos, e não aprecia as longas discussões a respeito de suas emoções. Apesar de ser o signo menos introspectivo do zodíaco ele não gosta de falar de seus momentos íntimos ou difíceis. Com seu jeito de criança, ele mudará de assunto, mostrando a sua natural mutabilidade. Gêmeos pode fazer sofrer quem o ama, pois adora a liberdade (prenda uma borboleta e ela morrerá), e não gosta de obrigações. 

Sendo de um signo duplo, a ele se adapta bem ao mito dos gêmeos Castor e Pollux, nascidos da união de Zeus que, transformado em cisne se acasalou com a mortal Leda. Eles são corajosos e valentes, mas um é humano e outro é divino. Quando um dos irmãos morre, o outro toma o seu lugar, graças a um pacto feito com Zeus, para poder se alternar com o irmão no Olimpo. Assim cada um deles passa um tempo no Olimpo e um tempo na terra. 

Este mito demostra um pouco a volatilidade do signo, e a estranha percepção do mundo que os geminianos têm, como se estivessem sempre pairando acima das coisas, lá no alto, de onde abrangem muito mais longe e registram as coisas de uma forma mais intuitiva e não necessariamente racional. As vezes, o geminiano entra em choque com seu próprio sentido analítico, com sua mente racional, que tenta bloquear o outro lado. Daí o conflito e a mutabilidade dos humores. O conflito constante entre o intelectual e o emocional, o masculino e o feminino, o mortal e o imortal, o Olimpo e a terra.

Do ponto de vista da sexualidade, ele as vezes é andrógino, seja feminino que masculino por favor, não me entendam mal!). Lembrem-se que Mercúrio é o planeta que rege o signo, e Mercúrio na mitologia grega era o Deus dos ladrões, dos mentirosos, dos comerciantes e também o protetor das estradas. (Uma espécie de Exu na minha opinião). Ele era o tradutor, e o mensageiro dos deuses. Por ser neutro ele absorve facilmente o que está em volta dele e o ambiente o influencia. O Mercurius, na alquimia, é o elemento que faz a ligação entre o sal e o enxofre, entre o feminino e o masculino. É o Grande Transformador dos alquimnistas. 

O ponto conflitante de Gêmeos é sem dúvida esta dualidade, entre a irresponsabilidade da criança e a racionalidade do adulto. Fazer a grande transformação, a grande alquimia é seu desafio principal.

O Homem de Gêmeos

Como o próprio signo indica, ele será bastante curioso, inteligente e muito mutável. Estará sujeito a inquietações, e não gostará muito de falar sobre os seus próprios sentimentos. Não vai 'abrir' muito facilmente sua alma, e não se sentirá atraído para viver momentos 'românticos e melosos'. Ele irá preferir uma comunicação franca, sobre o que está acontecendo, por exemplo, já que ele está sempre bem informado sobre tudo. Tendo uma inteligência muito rápida, ele tem também um jogo de cintura que o faz escapar inteligentemente das perguntas insidiosas. Ele não será do tipo que vai manter a sua atenção constantemente na pessoa amada, a menos que esta lhe traga sempre alguma novidade, para mante-lo ligado. Ele pode ser romântico, mas no sentido da alegria, sem nenhuma tragédia do tipo 'Romeu e Julieta'. Ele adora enviar bilhetinhos de amor, contar histórias e casos, conversar, mas talvez ele esqueça as flores de seu aniversário. 

Como ele se interessa pelas pessoas, se manterá num constante flerte atraindo todos as atenções para si, com a sua facilidade de comunicação. Não será do tipo ciumento, e proporcionará à sua amada momentos inesquecíveis com um toque de cultura, como uma boa leitura, um bom teatro ou um bom papo. Não espere o tipo 'machão' ou 'herói', mas procure nele o companheiro de brincadeiras, a criança brincalhona que sempre manterá alegria em sua vida. Ele pode ser profundamente interessante e sua vida não será monótona!

A Mulher de Gêmeos

Bem, este tipo de mulher não é seguramente a Amélia da canção! Sendo inteligente e curiosa, será mais do tipo companheira intelectual, e não ficará em casa de chinelos e cuidando de crianças!

Ela poderá parecer um pouco superficial, gostando de flertar e borboletear, mas esta é mera curiosidade, necessidade de saber como é. Como ela deseja sempre aprender, estará sempre fazendo algum curso, se instruindo, portanto irá se limitar a conversar com o namorado ou marido, sobre os fatos da mídia, sobre os assuntos que a estão atraindo no momento, estando ela a par de tudo o que acontece. As vezes ela até tenta se adaptar àquela figura materna que o namorado/marido tanto deseja. Mas não é sua praia. Gêmeos tem uma certa tendência a reprimir suas emoções e sentimentos, tentando negá-los e submetendo-os à análise de seu intelecto. Por isto pode não conseguir lidar com as suas emoções, tentando negá-las. A mulher de Gêmeos pode parecer nervosa, somente porque reprime a emoção. Se ela for do tipo intelectual, pode envolver o parceiro em intermináveis conversas, onde tentará racionalizar tudo, mas sem analisar nada em profundidade, somente como um exercício de intelectualidade. Neste caso, o lado maternal estará seguramente prejudicado, pois os mistérios que envolvem a maternidade não são aqueles do intelecto. 

As geminianas terão de qualquer maneira um bom relacionamento com os filhos, aos quais ensinarão tudo, empurrando-os para carreiras universitárias e estimulando a sua natural curiosidade. A necessidade do conhecimento é neste signo maior que a necessidade de segurança. Não que não exista um certo romantismo mas ela não conseguirá ficar cinco minutos calada, olhando um pôr de sol, sem fazer algumas considerações a respeito! Enfim, se você ama o silencio, fique longe dela!

Ela pode ter um forte senso estético e gosta de estar sempre na moda, de usar a última novidade. As coisas coloridas chamam sua atenção. Ela terá a graça de uma borboleta e a maciez de um tecido de seda. Deve ser tratada com a delicadeza que merece.

Signos Relacionados: 

A Triplicidade do Ar: Gêmeos, Libra e Aquário

Naturalmente o signo de Gêmeos se relaciona facilmente com os outros signos de Ar: Libra e Aquário, mas estes relacionamentos funcionam melhor na amizade e no social que num relacionamento romântico ou amoroso. Com Libra poderá ser até um casamento onde o social terá muita importância e com Aquário, bem, terá uma certa competitividade. 

A Triplicidade de Água: Câncer, Escorpião e Peixes

Os signos de Ar se relacionam bem com os signos de Água, que possuem a mesma versatilidade e poder de adaptação. No entanto, poderá lhes faltar aquela centelha que alimenta o fogo do amor. O ar e a água produzem vapor, neblina, bruma, que, apesar de serem incompatíveis se sentem atraídos de forma estranha, como que numa mistura etérea. Os signos de água são muito emocionais e podem atrair os signos de ar que racionalizam os sentimentos. Gêmeos terá tendência a querer 'explicar' todas as reações emocionais do signo de água.

A Triplicidade do Fogo: Áries, Leão e Sagitário 

Com os signos de fogo o geminiano pode ter um relacionamento muito apaixonante. O Ar alimenta o Fogo, enquanto um cria, o outro racionaliza. Portanto, grandes paixões em vista! Elas podem no entanto durar muito pouco ou se mostrar somente exercícios de criatividade, de ambas as partes. De qualquer maneira a relação nunca será monótona e valerá a pena. Tratem de alimentar sempre o fogo interior!

A Triplicidade da Terra: Touro, Virgem, Capricórnio

A praticidade e racionalidade dos signos de terra podem ser de difícil compreensão para os geminianos, mas os relacionamentos podem até ser duradouros. De qualquer maneira os signos de Terra não gostam de grandes variações e os geminianos deverão tomar cuidado para não afugentar seus parceiros 'terrenos'. Os signos de terra são sólidos e confiáveis, e antes de mais nada realistas, portanto, nada de 'joguinhos' com eles.

Câncer

 Aspectos sentimentais do signo Câncer

O signo de Câncer é um signo de Água, e é regido pela Lua. É o signo mais maternal do Zodíaco, aquele que mais é ligado à família e ao lar. Sendo um signo sentimental e emotivo é também instável, sendo influenciado pelas constantes mudanças de seus humores. 

O signo de Câncer tem a mania de guardar as lembranças do passado, aquelas que o liguem à família. Sempre terá uma coleção de retratos familiares na parede, ou até numa velha caixa de sapatos cheia de pequenas lembrancinhas do passado. Ele é muito conservador e, como tal, tem a capacidade de conservar e proteger os seus pertences, sejam eles objetos ou pessoas. Sendo também tímido, nunca toma iniciativas diretas, seja em relação a ações ou a sentimentos. Ele pode manipular os outros, no sentido de trabalhar os sentimentos das pessoas para orientá-los na direção de seus próprios objetivos. Ele trabalhará com sutileza, contornando as coisas, mas conseguirá o seu intento. 

No sentido pior, o nato de Câncer poderá até utilizar a chantagem emocional para chegar ao seu intento, especialmente as famosas 'mães cancerianas'. Como não gostam de se separarem dos filhos, farão facilmente o papel de vítima para mantê-los agarrados à sua saia! Na realidade, o signo de Câncer é profundamente ligado ao mito da Grande Mãe. Não somente à mãe humana, mas à Mãe Terra, que alimenta seus filhos e lhes oferece conforto e proteção. 

O Homem de Câncer

No homem de Câncer também está presente esta raiz familiar, mesmo se muitas vezes ele a nega, especialmente se ele deseja esquecer algo que aconteceu em sua infância. Ele é muitas vezes um andarilho, fugindo do passado, da infância, da mãe. Mas a sua sensibilidade, o desejo de proteção e conforto o trarão de volta aos laços familiares. Ele pode ser muito complexo e difícil de compreender, já que dificilmente expõe abertamente seus sentimentos. Mas é sensível, criativo, romântico e protetor, mesmo se a instabilidade de seus humores pode causar alguns problemas para a sua parceira. No seu lado pior, ele pode ser altamente crítico, até maldoso. 

Uma típica frase do pai canceriano será "Por que você não é como fulano que respeita tanto a família?" Ou então "Eu na sua idade....". Bem, este tipo de crítica é o lado 'sombra' do signo de Câncer, que pode ser frio e cruel, como as profundezas do próprio oceano. A sua crueldade pode ser devida a um ato premeditado, de vingança, quando a pessoa amada foge de suas garras protetoras. Sim, porque ele também é bastante possessivo, como outro signo de Água, Escorpião. 

A Mulher de Câncer

A mulher de Câncer, com seu arquétipo de Grande Mãe, não é necessariamente aquela figura materna doméstica tão familiar nas historinhas infantis. Ela pode ser uma mãe possessiva, manipuladora, ambiciosa e até autoritária. Ela protege a quem ama, mas os mantém também 'num doce cárcere', sob seus cuidados. Ai para quem desejar fugir! O homem sob seus cuidados será tratado como uma eterna criança, numa relação um tanto incestuosa e até castradora. Como ela tem necessidade de criar, terá necessidade de constituir família e de ter filhos. Com o tempo, seria bom se ela conseguisse expandir a sua criatividade e sensibilidade além das quatro paredes de um lar. Ela será menos possessiva, tornando-se mais sábia e conselheira. 

A mulher de Câncer é sensível e amável, mas tampouco gosta de falar de seus sentimentos, fechando-se como uma ostra para não ser atingida em seu lado mais frágil. Pode mudar facilmente de humor, e se magoar facilmente quando não se sentir devidamente amada e protegida. Ela mostra facilmente as garras ao mundo ameaçador, somente para proteger o seu casulo familiar e pode ser bastante agressiva e crítica.

Câncer e o Amor

No geral, o canceriano pode se apaixonar com a mesma intensidade de um Escorpião, mas não irá expressar seus sentimentos da mesma maneira, mesmo se eles são altamente possessivos. Sentindo-se muito vulnerável, levará um certo tempo para se ligar a alguém, e o fará intensamente quando se sentir suficientemente seguro. A confiança é fundamental para este signo. A necessidade de carinho maternal é muito forte seja no homem que na mulher, portanto, eles buscarão no companheiro/a o carinho, a proteção e o afago de um colo materno. Dificilmente, dirão abertamente que estão se sentindo mal amados, mas o demostrarão com maus humores, com criticas e com lamentações. 

Como precisa preservar o lar para se sentir seguro, é claro que vai detestar qualquer separação ou divórcio. Dificilmente, ele tomará a iniciativa, mas manifestará sua rejeição com críticas, frieza sexual e mau humor. Desta forma, ele se tornará tão insuportável que será você que o colocará na rua. 

Ele precisará, então, de uma parceira paciente, forte e intelectualizada, para aguentar as instabilidades que seu humor sensível e mutável proporcionam ao relacionamento.

De qualquer maneira, não é muito difícil amar um canceriano, por ser ele um ser gentil, afável, protetor e carinhoso. Tente ler nas entrelinhas...

Signos relacionados

A Triplicidade de Água: Câncer, Escorpião e Peixes

Sendo o elemento Água o mais enigmático dos quatro, a ligação com outro ser do mesmo elemento pode provocar uma dificuldade de comunicação, já que nenhum dos signos consegue expressar a complexidade e a profundeza de seus sentimentos. Desta forma, o relacionamento será instável, mesmo se a necessidade constante do outro o levará a procurá-lo incessantemente. 

A Triplicidade do Ar: Gêmeos, Libra e Aquário

A intelectualidade do signo de Ar pode incomodar o sentimental canceriano. Os sentimentos não são explicáveis e mensuráveis. O elemento Ar pode achar o nato do elemento Água muito irracional, já que ele não pode explicar com a razão as suas atitudes e as suas constantes mudanças de humores. O relacionamento pode, portanto, ser bastante difícil.

A Triplicidade da Terra: Touro, Virgem, Capricórnio

A relação entre os elementos de Terra e de Água pode ser bastante criativa, já que os dois elementos se completam e se misturam. Jesus, menino, misturava barro e água para criar as suas criaturas, às quais dava a vida com o seu sopro. Do barro e da água nasce a vida. Se os signos de Terra, racionais e práticos, conseguirem compreender a irracionalidade dos sentimentais cancerianos, o relacionamento será muito proveitoso para ambos. 

A Triplicidade do Fogo: Áries, Leão e Sagitário 

A Água não é muito amiga do Fogo, não é? Mesmo se os dois são signos criativos, a sua realidade é bem diferente. Fogo é voltado para o futuro, Câncer para o passado, Fogo é voltado para o exterior, Câncer para o interior, será que a convivência é possível? Bem, as pessoas do signo de Fogo são bastante infantis e poderão apreciar o lado protetor do signo de Câncer, mas não suportarão se sentir aprisionados.

 Aspectos sentimentais do signo Leão 

O Leão é um signo de Fogo, regido pelo Sol, e como tal, é um signo de ação. O elemento fogo se preocupa principalmente com a descoberta e a realização de futuras possibilidades. O signo de Leão é particularmente criativo e, ao longo da vida, irá desenvolver todo o seu potencial de confiança magnanimidade, e altivez. 

Tendo ele um mito do herói para imitar, tentará vestir este personagem, custe o que custar. Mas o mundo não é feito de preto e branco, de bons e maus, de vilões e heróis, mas contém muitas sutilezas que o leonino as vezes tem dificuldade de compreender. Sua tendência a se apegar a um ideal e a se enfurecer se este ideal não se ajusta à sua realidade, aparece claro nos relacionamentos dos leoninos. Tanto no trabalho quanto no amor, ele é constantemente frustrado pela mesquinhez, pela ambigüidade, pelo ciúme e pela maldade presentes na psique de todos os seres humanos. Em seu código moral ele fará o possível para esconder esta faceta da natureza humana. Portanto se desilude facilmente. 

Dentro da sua ótica de herói mitológico, tampouco tem lugar os pequenos detalhes do dia à dia, que ele deixará aos seus "serviçais". E ele precisa ter um batalhão destes serviçais! Ele também adora as coisas bonitas e luxuosas, e se aborrece se sua conta bancária não consegue suprir suas necessidades. Quando ele precisa se ajustar a estas limitações se enfurece, e muito. Mas continua em frente com muito otimismo, pois ele "sabe" que voltará a reinar, e...em breve, sua conta estará novamente cheia. 

Ele é a Divina Criança do Zodíaco e gosta de estar sob a luz dos refletores, não dividindo o palco muito facilmente. Ele está muito ocupado em olhar para si próprio e a descobrir a sua própria identidade para se preocupar com os outros. Este processo de descoberta e interiorização é primordial para o nato do signo do Leão. Ele é o herói em busca do Santo Graal e precisa ser reconhecido como tal. 

A pior faceta de sua personalidade é o acentuado egocentrismo e a suscetibilidade exagerada e o dom de fazer com que as pessoas se sintam ingratas e culpadas, quando ele é tão tolerante e magnânimo. 

O Homem de Leão

O homem de Leão é muitas vezes atraído por uma companheira dos signos de Terra. Ele precisa da influência estabilizante e realística destes signos. Porém as vezes o relacionamento pode se tornar um desastre, se o excesso de detalhismo e os acontecimentos diários tentarem invadir seu reino. O Leão é muito romântico, e pode deixar qualquer mulher nas nuvens, fazendo-a sentir desejada e amada, e tentará viver o arquétipo do 'macho'. O signo de Leão precisa sentir que ele é "o centro do universo", portanto a sua amada, por merecer suas atenções, deveria se sentir muito honrada de ser colocada "ao seu lado". Não tente porém dividir com ele a luz dos refletores! Não tente competir! A menos que este seu Leão seja muito auto-confiante e tenha uma excelente auto-estima. Com os signos mais adaptáveis, como Peixes, Virgem, Sagitário ou Libra, ele poderá ter relacionamentos também harmoniosos. Neste caso a parceira lhe dedicará muita atenção, devoção, adoração, e aceitará suas necessidades infantis com bom humor. Tente ser você mesma, sem porém jogar a sombra nele. Ele se orgulhará de você e a cobrirá de atenções e de carinhos. Afinal, tudo o que ele possui "é o melhor", não é?

A Mulher de Leão

A mulher de Leão também é uma rainha. E gosta de ser tratada como tal. Ela tem uma personalidade forte e não se ajusta ao modelo convencional de esposa submissa, resignada e retraída. Ela tem uma enorme necessidade de viver a própria vida á sua maneira e precisa de animação e dinamismo. Ela não gosta de ficar presa numa jaula e precisa expressar seus impulsos criativos, tendo habilidades para a organização do seu reino. Por isto poderá ocupar cargos importantes e de comando. É muito comum também encontrá-la no centro de uma roda de amigos, ou amigas, todos inclinados para ela, é claro, para pedir-lhe conselho e ajuda. 

Muitas vezes elas buscam relacionamentos com homens mais fracos, que possam adorá-las e coloca-las num pedestal. De maneira geral ela gosta de chamar atenção, e se veste de maneira chamativa, atraindo as atenções com seu carisma e sua elegância. As mulheres deste signo não gostam de fazer o papel de vítimas ou de tolas e possuem um orgulho feroz. Ela merece toda a sua devoção pois é muito justo que ela a receba, e ela sabe disto. Não tente porém dominá-la... nunca!

Leão e o Amor

O Leonino típico adora o amor, adora estar apaixonado e gosta dos amores espetaculares, arrojados e dramáticos. Ele é romântico e generoso e adora dar presentes à pessoa amada. E sabe escolhê-los muito bem, para impressioná-la e conquistá-la. E também para merecer sua eterna gratidão. Quando o Leão se apaixona, ele se apaixona pelo amor, pelo ato de estar apaixonado, e segue à risca todas as regras deste amor. Como numa peça teatral, como num palco, sempre estará surpreendendo o ser amado. O Leão tem um coração ingênuo e confiante e nunca aceitará uma traição. Trair sua confiança é algo horroroso para ele e nunca será perdoado! 

Em troca, você terá lealdade e proteção, como os cavaleiros faziam com suas amadas. Ele, o cavalheiro, será capaz de grandes gestos, e corajosamente viverá seu amor até o fim ou se retirará, magoado e frustrado, se as atenções do ser amado não recaírem inteiramente sobre ele. 

O que o Leão quer é o amor total, mitológico, heróico, portanto não espere um relacionamento calmo e tranqüilo. 

Signos Relacionados

A Triplicidade do Fogo: Áries, Leão e Sagitário 

Naturalmente os outros signos de fogo se entendem bem com o Leonino, porém o relacionamento terá tendência a fazer "fogo de palha" e a se esgotar rapidamente em cinzas. Seu relacionamento com Áries será mais difícil pois este não o adorará como ele espera. Com Sagitário poderá durar um pouco mais, enquanto se lançarem em aventuras mitológicas juntos. Mas como ficará o seu dia a dia? 

A Triplicidade da Terra: Touro, Virgem, Capricórnio

Com os signos de Terra o relacionamento poderá ser mais duradouro, contanto que estes resolvam os detalhes da vida diária sem aborrecê-lo com minúcias. Cada um deverá desempenhar o seu papel, o Leão mandará, e o signo de Terra será mandado e executará as ordens. Se isto acontecer, a relação poderá durar, se não.... Bem mas isto depende do empenho de cada um, não é? 

A Triplicidade de Água: Câncer, Escorpião e Peixes

Com estes signos muito emotivos e cheios de facetas sentimentais o Leão poderá se perder. No entanto, estes signos, sendo mais adaptáveis e maleáveis, conseguirão compreender a natureza fogosa leonina e poderão jogar "um pouco de água na fogueira", de forma a não deixar que o fogo devore rapidamente o relacionamento. Se eles conseguirem compreender o lado frágil do ego leonino, o relacionamento será profícuo. 

A Triplicidade do Ar: Gêmeos, Libra e Aquário

O Ar alimenta o Fogo, portanto o relacionamento poderá ser mais duradouro. O Geminiano terá a agilidade mental para se adaptar a qualquer circunstância e Libra dividirá com Leão o papel na sociedade, com o refinamento adequado para deixar todo o brilho para o seu parceiro. Com o signo de Aquário, (polaridade de Leão) poderá manter um relacionamento durável, contanto que um admire o outro e o respeite, deixando-lhe a melhor parte. Parece difícil? Bem, vale a pena tentar pois será um relacionamento enriquecedor, sem dúvida.






Aspectos sentimentais do signo Virgem 

O signo de Virgem é um signo de Terra, negativo, estéril, humano e governado por Mercúrio. Veja também os Signos Astrológicos.

Mercúrio rege o intelecto concreto, o raciocínio. Porém os astrólogos acham que encontraremos outro pequeno planeta (Vulcano?) que se adaptará melhor ao signo de Virgem que divide seu regente com o signo de Gêmeos. Não devemos olhar este signo como sendo somente o signo da ordem e do trabalho. A palavra discernimento é também muito adaptada a este signo, seja nas escolhas dos amigos, de roupas, de namorados etc. A outra característica importante é o realismo. O elemento terra é o elemento que aceita a realidade terrena como ela é; é verdade que o virginiano a analisa, a esmiuça, mas ele não tenta mudá-la. Não é um idealista, como o pisciano, que imagina um mundo ideal, escondendo a realidade. Os virginianos têm tendência a discriminar, colocando os pingos nos iis, apontando para as minúcias e para os detalhes. Mas simplesmente por serem realistas. Depois da análise, eles fazem uma síntese e entregam o resultado. Nu e cru. 

Sendo um signo de Terra o signo de Virgem gosta de segurança e não gosta de nada que envolva risco, daí a sua fama de se manterem no emprego, como eternas secretárias, contadores, etc., de forma restritiva e as vezes, medíocre. 

Uma das qualidades do Virginiano é a sua vontade de saber. Por isto eles terão sempre muitos livros onde poderão buscar o saber e se informar nos mínimos detalhes. No seu lado mais extremo, eles têm mania de ordem, colocam etiquetas nas gavetas, arrumam os armários. E eles fazem a mesma coisas com seus sentimentos também. Gostam de mantê-los guardados em gavetas arrumadinhas e com etiquetas. Detestam o caos sentimental que está presente no seu íntimo, em seu lado sombra. Um dos mitos ligados a este signo é a da Deusa Mãe, da Grande Mãe, da terra fecunda e doadora de vida. No entanto, em seu lado extremo, pelo fato desta grande deusa ser dona de si mesma e nunca se entregar totalmente ao outro, acaba se tornando Mãe virgens, isto é estéreis em sua natureza mais profunda. Os virginianos sendo uma síntese dos signos pessoais que os precedem no zodiáco, preferem ordenar o caos analisando-o (dão excelentes psicólogos), arrumando a casa (o seu lado trabalhador), e cuidando da saúde (dietetistas, médicos etc.).

O Homem de Virgem

Como se adapta esta figura de Grande Mãe ao Homem de Virgem? Quando um homem de Virgem se apaixona, ele pode ser um companheiro adorável ou um insuportável crítico. Ele tentará sempre explicar todos os sentimentos através da razão, os seus e os dele. Será perspicaz e objetivo em sua análise e poderá mostrar uma frieza e um autocontrole que ele na realidade não possui. É muito difícil para ele se adaptar à figura do machão (tão comum em nossa sociedade), e por isso se mostra frio e distante. Não lhe fará nenhuma demonstração de carinho, especialmente em público, já que desta forma ele estaria expondo suas emoções e sentimentos. Se dedicará a você 'depois do trabalho', dando-lhe a impressão que você está sempre em segundo plano. Ele tampouco é do tipo que vai lhe aprontar alguma surpresa! De jeito nenhum. Tudo estará devidamente planejado nos mínimos detalhes, por isto se você estiver atrás de emoções fortes fique longe dele. Ele terá facilidade de ouvi-la expor suas razões, seus argumentos, mas não tente mostrar-lhe seus sentimentos, ele não a ouvirá. Ele não é o tipo que se desmancha em lágrimas por uma cena sentimental, e nem tolera explosões de raivas ou ciúme. 

Muitas vezes os homens de Virgem ficam solteiros, ou fazem casamentos 'de razão'.
Eles não são movidos a fogo (impulso) e a água (sentimento). Eles são de Terra, lembra-se? Portanto eles têm relacionamentos mais frios e distantes, mas seguros e confiáveis. Aprecie sua habilidade manual, sua inteligência e perspicácia e você terá um excelente companheiro.

A Mulher de Virgem

Não pense na mulher de Virgem como a Amélia dedicada ao lar e aos filhos, mantendo o chão encerado e os armários em ordem. Esta não é a verdadeira essência deste signo. A mulher de Virgem mantém a si própria livre, dentro da relação, através de seu intelecto. Ela tem opinião própria, pesquisa e lê para 'saber', e em seus relacionamentos ela estará sempre pronta a analisar e a falar sobre tudo, suas ações, sua casa, seus filhos... menos sobre seus próprios sentimentos. Normalmente, no seu impulso a se tornar útil, a mulher de Virgem se dedica a uma carreira, e é uma excelente psicóloga, médica, enfermeira, nutricionista, pedagoga, professora e analista. Desta forma ela não terá o casamento como prioridade e poderá casar mais tarde, ou não casar, ou mesmo fazer um casamento de razão. 

As vezes a mulher do signo de Virgem é realmente estéril (especialmente se tiver a Lua em Virgem ou em mau aspecto com Saturno), e as suas crianças serão os seus alunos. Eu tenho por mim que o signo de Virgem é estéril porque o nascimento é 'sujo'. Mas esta é uma opinião pessoal. De fato seja o ato sexual que o nascimento, se acontece de uma forma onde a pessoa fica exposta, onde as emoções e os sentimentos ficam expostos, e não podem ser explicados racionalmente. A psique da Virginiana, apesar de ser ligada ao Mito da Grande Mãe, está representada pela Deusa Artemis, virgem, autosuficiente. O trigo que ela traz em seu colo, é usado para alimentar o mundo. Ela não precisou do sêmen. Seu negócio não é 'dar o seio' como acontece com a Mãe Câncer. Seu negócio não é 'gerar filhos' mas 'gerar idéias'. Uma das suas qualidades é a discrição e a reserva. Ela irá preservar sempre um pouco de si e não se entregará inteiramente numa relação sentimental. Porém ela é realista e, se ela assim tiver decidido, o amará como você for. O mais importante é fazê-la sentir que ela é necessária em sua vida.

Virgem e o Amor 

Se nós pensarmos no virginiano como ele é usualmente descrito nos livros de astrologia, pensaremos nele como uma pessoa que tem um manual ao lado da cama onde irá buscar o conhecimento adequado para desempenhar bem sua função durante o ato sexual. Exagero? Nem tanto! Ele realmente precisa das instruções para se sentir bem. Mas o amor e os sentimentos não tem etiquetas explicativas, e muito menos os seres humanos vêm com elas amarradas no pescoço! E por isso os virginianos se perdem e muitas vezes têm dificuldades em seus relacionamentos. Na realidade, a mulher de virgem analisa seus próprios sentimentos, e os vê como sendo monstros incontroláveis, e tenta mantê-los sob controle, dissimulando a afetividade e mantendo-se fria e controlada. Mesmo quando ela quer transar todos os dias, não o dirá, mantendo a relação controlada, um dia sim e um dia não, porque é mais saudável. O virginiano não é frio, ele simplesmente leva muito tempo para esquentar. A paixão não faz parte de seu vocabulário. EA mulher de Virgem não se entrega ao primeiro machão que a olha. E o homem de virgem não se entrega à primeira carinha bonita que o seduz. Ambos analisam longamente a situação, racionalizam, e tentam saber se você se identifica com as mesmas coisas do que eles. Emoção e sexualidade não são suficientes para prender o virginiano. Para eles precisa haver um encontro de mentes.

Signos Relacionados: 

A Triplicidade da Terra: Touro, Virgem, Capricórnio

Como sempre acontece, os signos do mesmo elemento acabam se completando e, tendo identidades em comum, a relação será prática, realista, bem organizada, segura, e terá uma boa dose de sensualidade. Os signos de Terra se relacionam com os cinco sentidos. Em minha opinião esta relação acabará se tornando 'chata' com o tempo e lhe faltará um pouco de pimenta que o elemento Fogo poderia lhe proporcionar.

A Triplicidade do Fogo: Áries, Leão e Sagitário 

As pessoas do signo de fogo se sentirão aprisionadas pelos pragmáticos Virginiano, de forma que, a relação poderá não durar muito. Isto porque os signos de Fogo precisam de agitação, de criação, de uma certa 'anormalidade', coisa que os virginianos detestam. Para eles a anormalidade é sinônimo de doença. Para os natos dos signos de Fogo, a normalidade é uma chateação. 

A Triplicidade de Água: Câncer, Escorpião e Peixes

Eu acredito que os virginiano compreendem melhor os natos dos signos de Água, apesar da intensidade de sua emoções. Isto porque a Água e a Terra se misturam para fazer o barro, de onde nasce a vida. Portanto, se o virginiano conseguir analisar e ordenar a instabilidade dos signos de água, sem ser excessivamente crítico e sem magoar a sua sensibilidade, poderá ocorrer uma relação mais duradoura e criativa. 

A Triplicidade do Ar: Gêmeos, Libra e Aquário

Aqui poderá haver o encontro de dois intelectos, já que o saber faz parte dos signos de Ar. No entanto o Virginiano é, apesar de regido por Mercúrio, um signo de Terra e os signos de ar são intelectuais de mais e 'voam' com suas idéias e com sua imaginação, esquecendo-se muitas vezes de jogar a âncora! O prático virginiano poderá então perder a paciência e então as discussões se tornarão intermináveis, pois para o intelectual do signo de Ar a discussão é importante em si e não precisa levar a nada prático.

 Aspectos sentimentais do signo Libra

O Signo de Balança ou Libra é um signo de Ar, positivo e Cardeal, cujo planeta regente é Vênus (Veja mais em Signos Astrológicos). 

Sendo Vênus o planeta regente, nosso primeiro pensamento é vermos os Librianos como sendo pessoas bonitas e refinadas, amantes das artes e muito interessados na vida social. Sendo porém um signo de Ar, a sua concepção do amor é menos prática daquela desejada pelos Taurinos. Eles tecem muitas vezes sonhos imaginários sobre as relações amorosas ideais, onde tudo seria perfeito, equilibrado e harmonioso. Tudo para o Libriano responde a um certo ideal de beleza e estética, onde nada esteja fora de lugar. Desta forma eles tendem a buscar esta parceria ideal, onde a forma pode ser as vezes mais importante do que o próprio conteúdo. Eles podem portanto sofrer grandes desilusões ao mesmo tempo que não se cansam de perseguir este ideal de perfeição.

Esta sua natureza idealista, faz com que tenham dificuldades de lidar com a realidade, e enfrentar os desafios e agruras da vida diária. Por isto, muitas vezes, escondem-se por trás de um parceiro mais terreno e realista. 

O Libriano está sempre trabalhando em prol de alguma coisa, sempre buscando a ordem, a perfeição e o equilíbrio. O equilíbrio é indicado pelos pratos da balança, que ele tenta manter equilibrados, ao mesmo tempo que oscila entre uma coisa e outra. Ele irá sempre buscar conciliar os opostos, ouvirá sempre a opinião alheia, e saberá com hábil diplomacia, colocar seu ponto de vista e fazer, afinal, o que ele deseja, mesmo sendo capaz de fazer o seu parceiro pensar que é sua idéia ou opinião que está prevalecendo. De fato, o Libriano é um hábil diplomata, gentil e educado, cheio de finesse. As vezes, porém, ele acaba ficando 'em cima do muro', somente para não se comprometer. Desta forma, ele parece até pouco digno de confiança (e será que os diplomatas o são?). 

Um dos mitos ligados ao signo de Libra é o de Tirésias que ficou cego por ter causado a ira de Zeus ao dizer que a fêmea sente mais prazer do que o homem. Ele teve uma experiência como fêmea pois desejava saber quem, dos dois sexos, sentia mais prazer. Porém, ele relutou muito em dizer a verdade a Hera e Zeus, e quando finalmente o fez acabou sendo duramente castigado. Talvez por isto o Libriano tem tanto medo de exteriorizar sua opinião. Na realidade este mito mostra que, ao perder a visão exterior, Tirésias ganhou a visão interior, e compreendeu o princípio da polaridade da natureza humana e de todas as coisas criadas. As vezes, o Libriano literalmente 'joga nos dois times', mas normalmente é uma coisa somente ideal e psicológica, fruto de sua mente diplomática e de sua tendência em demostrar as qualidades do sexo oposto sem perder contudo as suas próprias qualidades.

O Homem de Libra

Antes de mais nada precisamos dizer que o homem de Libra é refinado, tem bom gosto, não veste qualquer camisa ou roupa e não é grosseiro, rude e possessivo, estereótipo do 'manhão'. Se este é o tipo de homem que você procura, fique longe do Libriano. Ele é refinado, charmoso, sempre pronto para lhe agradar. Gosta de dar palpites sobre suas roupas, na decoração da casa, na escolha de um restaurante, que será sempre dos mais refinados. Ele adora fazer elogios e agradar. 

Ele vai em busca do Belo, do Verdadeiro, do Harmonioso, mas cai facilmente nas armadilhas sofrendo muito quando não encontra aquele ideal imaginado e tão desejado. Como ele busca a 'mulher perfeita', aquela que sai na primeira capa das revistas de moda, é muito difícil conviver com ele, a menos que você mantenha em segredo as suas 'imperfeições', como as olheiras, as transpirações, as espinhas etc. Por isto nunca se depile perto dele, e mantenha a porta do banheiro fechada para manter segredo de suas intimidades. Apareça sempre maravilhosa e perfeita na sua frente! Você o terá aos seus pés. 

Ele será muito generoso quanto aos presentes, da melhor qualidade é claro, já que ele adora luxo e diversões. Alguns Librianos porém, que vivem o lado sombra de sua personalidade, podem ser um pouco 'Dom Juan', tendo mais amor ao próprio amor do que a você. Além disso, ele lhe contará todas as suas conquistas amorosas, o quanto ele é admirado, etc. etc. Seja então tolerante, já que estas conquistas são somente estéticas em sua maioria, senão ele irá se fechar em sua torre de marfim e será difícil então aguentar a sua frieza. 

Como durante a sua vida eles perseguem a parceria ideal, podem se casar muitas vezes, à medida que se desiludem com a parceira atual que de 'princesa' virou 'plebéia'. Se você conseguir manter sempre todo o seu romantismo aceso, sendo a companheira que compartilhe com ele o seu mundo de fantasias, então você conseguirá o melhor companheiro do mundo.

A Mulher de Libra

As mulheres de Libra são inteligentes e hábeis, além de charmosas e bonitas. A sua aparência, refinada e elegante, pode contrastar com o lado mais frio de sua personalidade, que é capaz de utilizar seu charme somente para vencer nos ambientes masculinos. Porém, não pensem que ela sobe na vida somente às custas de seu charme. Não, ela é realmente muito dotada intelectualmente e tem habilidade para lidar com estruturas e formas, coisa que pode deixar muitos homens desconcertados.

A mulher de Libra tem prazeres intelectuais, e os mesmos ideais de parceria ideal que o Homem de Libra. As vezes ela reprime seus verdadeiros sentimentos, tendo dificuldade para demostrar a sua afetividade, já que ela tem mais facilidade de raciocinar a respeito das coisas do que de responder instintivamente a elas. 

O signo de Libra é um signo bastante complexo, tendo duas faces distintas que poderão ser vistas em dois tipos de libriana: aquela que mostra sem pudor todas as contradições contidas em seu signo duplo, e aquela que tenta esconder a sua grande necessidade afetiva por trás de um intelecto frio. Por isto tente venceras as duas, com carinho, afeto, amor e todas as demonstrações que podem lhe incutir a sensação de segurança. Afinal, ela busca somente aquele amor ideal que está nos romances do século 19! Você se lembra de Brigitte Bardot? 'E Deus Criou a Mulher'. Esta é a Libriana que, quando decepcionada com o amor encontrado na vida real, refugia-se no seu castelo ideal, cheio de cães e gatos! 

Libra e o Amor

No geral podemos dizer que o libriano típico busca um relacionamento ideal, cheio de harmonia e comunicação. O libriano esconde suas emoções e detesta cenas de ciúme, grandes arroubos sentimentais. Ele prefere discutir friamente as situações, tentando resolve-las com a maior justiça, de igual para igual, ouvindo sempre os dois lados. Para receber mais destes relacionamentos, o seu parceiro precisa ser paciente e ele descobrirá a verdadeira jóia que se esconde as vezes por trás de uma aparente frieza. A dedicação do Libriano a um relacionamento é infinita, ele sempre tenta fazer ajustes e acordos para não desagradar o seu parceiro. Alguns Librianos simplesmente não conseguem viver sozinhos, portanto eles estão sempre em busca do 'parceiro ideal', daquela cara metade tão descrita nos livros. Na realidade eles precisam buscar este equilíbrio, não no outro, mas neles próprios, já que dentro deles (como dentro de todos aliás) existem as duas faces da medalha, os dois polos, negativo e positivo, o lado masculino e o lado feminino da natureza. Porém, o seu parceiro Libriano precisará aprender a demostrar mais o amor e o afeto, no lugar de discuti-lo.

Signos Relacionados

A Triplicidade do Fogo: Áries, Leão e Sagitário 

Será um pouco difícil para os Librianos se relacionar com os fogosos e instáveis signos de fogo! Quanta emoção, quanta paixão! Isto pode deixar qualquer Libriano assustado. Porém como o Ar alimenta o Fogo, se este permanecer aceso, mas confinado dentro dos limites de uma aconchegante chaminé, então o relacionamento poderá ser criativo e agradável para ambos. 

A Triplicidade do Ar: Gêmeos, Libra e Aquário

Os signos de Ar, sendo signos intelectualizados, têm tendência a discutir e analisar seus relacionamentos, esquecendo-se que os relacionamentos são feitos de sensações, emoções e gestos mais do que de palavras... Neste campo portanto, serão mais proveitosas as amizades do que os relacionamentos amorosos. 

A Triplicidade de Água: Câncer, Escorpião e Peixes

Estes dois elementos não se misturam muito bem, no entanto os relacionamentos entre os elementos de Água e de Ar podem ser duradouros, especialmente se acontecerem com os signos de Peixes e Câncer, que possuem um lado romântico e sonhador que combina com o signo de Libra. O difícil será manter os pés no chão e enfrentar o lado prático e real do dia à dia. 

A Triplicidade da Terra: Touro, Virgem e Capricórnio 

Os signos de Terra possuem qualidades indispensáveis para o Libriano, pois eles tem os pés no chão e uma praticidade indispensável para um relacionamento duradouro. O elemento Terra sustenta o aéreo libriano. No entanto os parceiros de Terra não devem esquecer o lado idealista do romântico do Libriano e para manter aceso e saudável o relacionamento deverão fazer um grande esforço para poupar o seu companheiro do lado mais prosaico da vida.

Aspectos sentimentais do signo Escorpião 

O signo de Escorpião é um signo de Água, governado pelo planeta Plutão e tendo como co-regente o planeta Marte.

Apesar da fama que este signo possui, ele é muito mal compreendido, talvez porque ele próprio não faça nada para melhorar a sua imagem. De fato, ele se esconde atrás de uma aparente frieza e desconfiança, levantando uma barreira quase intrasponível ao seu redor.

Escorpião, como todo o signo de Água, é muito sentimental e suas correntes emocionais são intensas e profundas. No entanto, ele se mostra sempre desconfiado, especialmente, no que diz respeito aos seus próprios sentimentos e detesta responder a qualquer tipo de pergunta íntima e direta. Por ter um conhecimento profundo dos mistérios e segredos que envolvem a natureza humana, ele está sempre esperando que o lado mais sombrio do outro apareça e por isto ele vive 'de tocaia', na espreita.

A natureza violenta de seus sentimentos e paixões não deixa margem a meios termos, a meias medidas. Ele ama ou odeia e... sabe odiar da forma mais fria e cruel possível! 

O planeta Plutão, que rege o signo, é o mais frio do nosso sistema solar. Ele rege o domínio, a manipulação, o controle, o poder, o sexo e a morte. Ele rege também o mistério, e tudo o que é subjacente, o mundo de Hades e, por esta razão, os nativos deste signo são ótimos investigadores, pesquisadores, detetives e também psiquiatras, pesquisando a fundo a natureza humana. 

Eu falei que o escorpião é manipulador, frio, calculista e controlador, e ele o é mesmo! Os homens mais poderosos do mundo possuem um Plutão muito forte em seus mapas, tenham certeza. Lembrem-se do ex-presidente Fernando Collor de Mello, que possuía o Sol em Leão em conjunção com o planeta Plutão. Que poder ele teve de manipular um país inteiro! Bem, eu acho que ele pensava ser o próprio Deus! 

Ma Escorpião também tem seu lado bom, não é mesmo? Podemos citar a persistência, a paciência, a introspeção, e a capacidade de vencer qualquer obstáculo, removendo literalmente as montanhas para alcançar seu objetivo.

O Homem de Escorpião

Antes de mais nada o homem de escorpião é extremamente apaixonado e apaixonante, contanto que você o deixe manter o controle da situação... sempre! Ele pode se deixar levar por uma paixão avassaladora e será fiel a ela. Se não for correspondido, se mostrará frio e distante, mas se for magoado, desprezado, ou traído, então, espere a mais fria e cruel vingança. 

As brigas são muito comuns nos relacionamentos com os homens de Escorpião, já que eles são extremamente ciumentos e você não poderá lhes esconder nada.... nada mesmo. Ele tentará abrir suas entranhas e examinar o seu interior para ter certeza que você não está mentindo. Ele é naturalmente desconfiado, portanto, não lhe dê razões para desconfianças. Ele abrirá sua bolsa, examinará sua agenda, e se achará em pleno direito de fazê-lo. No entanto, se ele se sentir seguro, poderá ser fiel e o relacionamento será então proveitoso e duradouro. 

O ciúme que ele demostra (ele está sempre buscando os sinais de sua traição...) poderá se tornar patológico se ele for um escorpiano inseguro, já que para ele possuir o objeto amado é essencial quanto o ar que ele respira. 

Portanto, se você conseguir conviver com o ciúme, a posse, a desconfiança, a manipulação, bem... vá fundo no relacionamento. Ele valerá a pena já que você terá um ótimo amante. Ele colocará em você uma etiqueta de "minha propriedade" e controlará todos os seus passos, mas lhe dará em troca um amor profundo, muito sexo (ele é extremamente erótico!) e devoção.

A Mulher de Escorpião

Assim como o homem, a mulher de Escorpião possui as mesmas características de possessividade, manipulação, intensidade de sentimentos e força de vontade. Ela é capaz de sentimentos profundos e não se contenta com relacionamentos superficiais. Sua motivação a leva a examinar as profundezas de seu ser, já que ela quer entender suas fraquezas e suas inseguranças, para melhor controlá-las. Ela não tem medo de examinar o seu lado mais obscuro, já que o faz com seus próprios sentimentos, mas não deixa nada ao azar. 

Ela não suporta a hipocrisia e não aceita os joguinhos de meios sentimentos ou meios relacionamentos. Ela pode aceitar tudo, menos a fraqueza de caráter e irá esperar de seu parceiro uma devoção completa e total. Ela se entrega por completo num relacionamento, mas somente após ter longamente observado seu parceiro para conhecê-lo profundamente.

Ela tem um senso de justiça aguçado e será capaz de compreender e aceitar o seu ponto de vista, se ela o julgar justo e correto. Mas você sempre verá a desconfiança atrás de seu olhar misterioso e gélido, olhar que está como que a procurar a tempestade que se esconde por trás da calmaria. Aliás, ela não suporta calmaria. Eu costumo dizer que o Escorpião não é um signo de Água, mas sim de lava, lava vulcânica, que queima e reduz a cinzas tudo o que ela encontra no caminho. E assim como um vulcão, os nativos deste signo explodem de vez em quando, e então... sai de baixo!

Ela é capaz de grandes paixões e de grandes ódios, e irá esperar o tempo que for para se vingar, se se sentir traída. Ela não irá lhe oferecer a outra face se você lhe der um tapa. Não. Espere dela a mais fria e cruel vingança, leve o tempo que for. É verdade que ela tem uma memória de elefante, mas isto serve também para o bem. Ela não esquecerá um gesto de carinho, de afeto ou de amor de sua parte. E lhe será devota e fiel. 

Escorpião e o Amor

Bem, me parece que já vimos com bastante detalhes a forma de amar deste signo. O Escorpião deve ser compreendido para ser aceito em sua totalidade. Não há meio termo, ou você o ama ou o odeia. Ele sabe amar como ninguém e sabe odiar como ninguém, sabe ferir como ninguém e compreender como ninguém. 

Se você for sensível às suas críticas mordazes, se você se magoa facilmente, se você preferir um relacionamento terno e morno, calmo e tranqüilo, fique longe dos nativos deste signo. Eles podem ser fascinantes, mas a vida com eles será tudo menos monótona!

Não tente lhes esconder algo, mesmo os seus sentimentos mais íntimos serão autopsiados e examinados com o seu olhar gélido e desconfiado, que procurará sempre uma razão para dizer "Viu? Eu tinha razão! Você está me escondendo alguma coisa!" 
Na realidade, esta é uma projeção de sua própria desconfiança quanto aos seus próprios sentimentos, tão perturbadores e intensos que não podem ser controlados ou mesmo compreendidos em sua totalidade.

Os relacionamentos com os nativos de Escorpião serão, no entanto, duradouros e profundos, se você lhes deixar a impressão que eles estão mantendo tudo sob controle. 

Signos relacionados

A Triplicidade de Água: Câncer, Escorpião e Peixes

Com os outros signos de Água, eles podem se entender de forma maravilhosa; no entanto, seja Peixes ou Câncer, poderão ficar facilmente magoados pela forma impenetrável que os nativos de Escorpião têm de prescrutá-los. Não esqueça a natural timidez destes signos, bastante introspectivos. 

A Triplicidade do Ar: Gêmeos, Libra e Aquário

Apesar de se sentirem fascinados pelos nativos de Escorpião, os nativos dos signos de Ar poderão se sentir atormentados quando não conseguirem conter toda aquela profundidade de sentimentos e emoções que são manifestados pelos nativos deste signo. Eles tentarão explicar racionalmente aquilo que é ressentido nas entranhas de forma mais intensa e cruel e que é dificilmente explicável com palavras ou raciocínios lógicos. 

A Triplicidade da Terra: Touro, Virgem, Capricórnio

Os nativos de Terra não gostam muito de emoções intensas, já que são tão realistas e práticos. No entanto, podem oferecer um ótimo contraponto aos nativos de Escorpião, se puderem compreender a sua perspicácia e sua profundidade, e se conseguirem superar os momentos turbulentos que eles tanto temem. Sem tentar explicar nada, podem oferecer um porto seguro para as águas turbulentas dos nativos de Escorpião. 

A Triplicidade do Fogo: Áries, Leão e Sagitário 

Com os nativos dos signos de Fogo, o relacionamento poderá ser altamente turbulento, fogoso e cheio de cenas teatrais, alimentando o dia-a-dia com eesa energia. Os nativos de Escorpião tentarão subjugar os nativos dos signos de Fogo deflagrando verdadeiras batalhas diárias. Os relacionamentos terão pouca probabilidade de ser duradouros.

 Aspectos sentimentais do signo Sagitário

O signo de Sagitário é um signo de Fogo, governado pelo Planeta Júpiter (Veja também os Signos). Como todos os signos de fogo, Sagitário também é propenso a violentas paixões físicas, que podem se esvair em nada em poucas semanas, assim que percebem que o Príncipe virou "sapo", ou a Princesa se tornou uma Borralheira! Os signos de Fogo vivem num mundo de fantasia e alimentam seus relacionamentos com ideais românticos, cheios de expectativas que alimentam suas fantasias eróticas. Quando estão envolvidos numa nova aventura, esquecem o lado prático da vida, tão prosaico para eles. O elemento fogo tem dificuldades com o dia-a-dia. 

Observando a figura do Deus Grego Júpiter, que rege o signo, podemos compreender um pouco da personalidade dos nativos deste signo. Ele é antes de tudo nobre, digno, majestoso, ele tem toda a corte do Olimpo aos seus pés. E gosta de seu papel, gosta de atuar (ele é um ator nato). Além disso é também um libertino, já que para conquistar o que ele deseja (normalmente mulheres) abre mão de qualquer artifício. (Vocês se lembram do Cisne que seduziu Leda?) Por esta razão o Sagitariano tem fama de ser o Dom Juan do zodíaco. 

O sagitariano está sempre em busca de uma nova aventura, de algo excitante e inexplorado, do inalcançável, para explorá-lo e conquistá-lo. Quando não está correndo atrás de alguma nova conquista, o Sagitariano se entedia facilmente. Portanto, a vida com ele nunca é monótona. Ele precisa de tempero e estímulo no seu dia-a-dia. Talvez por esta razão goste tanto do risco: sem desafios a vida é muito aborrecida! 

Assim como Júpiter, o sagitariano também pode ter explosões de raiva, e nesses momentos ele poderá lançar 'raios e trovões' realmente assustadores. Mas sua raiva dura pouco e ele não guarda rancor. Logo logo ele volta ao seu natural bom humor. É só não contrariá-lo! 

O Homem de Sagitário

Bem, já falamos um pouco do mito de Júpiter, este tão poderoso Deus da Mitologia Grega. Nele se espelha perfeitamente o sagitariano típico. Mas existe outro mito ligado a este signo, é o mito do Quiron. Quiron era um centauro (meio homem e meio cavalo) e vivia com sua tribo nas florestas da Trácia. Apesar de selvagem e incivilizado ele tinha uma grande sabedoria, acumulada durante a sua variada existência. Sendo um Centauro, sua metade homem e sua metade cavalo estavam interligadas e ao mesmo tempo lhe causavam um grande desconforto. O lado superior, humano, aspirava ao desenvolvimento espiritual, mas o lado inferior, animal, lhe lembrava a matéria animal à qual ele estava atado. Diz a lenda que ele havia sido ferido com uma flecha envenenada que não deixava a sua ferida cicatrizar e que lhe causava muita dor. Por este motivo os Deuses lhe haviam conferido o dom da imortalidade. Desta forma Ele é, na mitologia, o símbolo da dor e da regeneração, da fé e da esperança, do caminho da espiritualidade. 

O Homem de Sagitário está sempre em busca de um caminho espiritual que o eleve acima de sua parte animal. Ele tem uma percepção profunda do fato que a vida tem um sentido divino, mas a vida física, imperfeita, lhe provoca uma grande dor interior. No entanto, ele não é um pessimista. Pelo contrário, quase não se queixa de sua dor, mas tenta ignorá-la se jogando em alguma aventura que lhe proporcione um novo estímulo. A aventura pode ser também imaginária, fruto de sua mente. 

Ele gosta de se ligar com pessoas do signo de Terra, que poderão cuidar da parte material de sua existência, lá onde ele tem dificuldade de chegar. Ele pode ser do tipo "folgado", que se sentirá à vontade em seu apartamento, que abrirá a sua geladeira e irá se esparramar no seu sofá, contando-lhe a sua última aventura. Mas, no fundo ele é um ‘crianção’, sempre pronto a conhecer, entender e buscar novas atrações. Ele também tem um incrível senso de humor e tenta sempre ‘sair pela tangente’ quando você tenta fazê-lo assumir um compromisso sério. Ao tentar rir de tudo ele foge daquela realidade que ele tanto detesta.

A Mulher de Sagitário

Aqui encontramos novamente o arquétipo da aventureira, quem sabe uma ‘Amazona’, verdadeira arqueira feminina incansável e faminta de experiências e aventuras. A grande necessidade de liberdade pessoal faz com que ela evite os compromissos firmes e restritos, onde se sentiria como que presa entre quatro paredes. Ela vai precisar de uma carreira que lhe proporcione viagens, espaço e liberdade de ação, assim ela poderá dar o melhor de si. 

As vezes a mulher de Sagitário demostra o seu lado mais espiritualizado e religioso, e irá em busca de novas filosofias de vida, de novas religiões, e terá curiosidade para os diversos assuntos esotéricos ou ocultistas. Porém, quando o lado mágico for desvendado, ela se cansará facilmente, partindo em busca de novas aventuras. Como ela detesta rotina, dificilmente você fará dela uma ‘Amélia’. Ela tem o dom de reunir as pessoas, de instruí-las e entretê-las, mas não de pôr ordem nas coisas. Portanto não queira controlá-la e se você quiser se relacionar com ela, dê-lhe toda a corda de que ela necessita para não se sentir presa. 

Como todos os signos de Fogo, ela está sempre buscando algo excitante para se apaixonar. Não importa que seja uma pessoa, um assunto, uma causa. Sem este desafio constante, o fogo se apaga e a sagitariana morrerá. Ela acredita no valor e na energia da vida e ela saberá lhe dar demonstração disso. 

Sagitário e o Amor

Como já falamos, o Amor para o Sagitariano é a própria razão de viver. Ele se joga nas novas aventuras como uma criança que descobre algo novo e excitante. E, apesar das aspirações de sua parte superior humana, o seu lado animal se revela fogoso e impetuoso. No entanto, ele tem um lado romântico e segue sempre o que seu coração lhe diz. Ele é fiel, não no sentido físico da palavra, mas fiel ao seu ideal que não conhece limites nem fronteiras. Ele não gosta de demonstrações emocionais melosas. Portanto evite a rotina doméstica e deixe sempre a porta de casa escancarada... para entrar e para sair. 

Os Signos Relacionados:

A Triplicidade da Terra: Touro, Virgem, Capricórnio

Muitas vezes os Sagitarianos se ligam com os nativos dos signos de Terra para que estes cuidem do lado material de suas vidas. No entanto, o relacionamento pode ‘murchar’ rapidamente, pois a Terra não alimenta o Fogo, mas sim o apaga. Se a prática terrena conseguir manter vivo o interesse do sagitariano, então será uma união duradoura, onde o equilíbrio dos elementos servirá para endurecer e firmar o relacionamento.

A Triplicidade do Fogo: Áries, Leão e Sagitário 

Com os nativos do mesmo elementos, os relacionamentos serão impetuosos, ardentes e... rápidos. De fato, dificilmente estes relacionamentos duram no tempo, já que se consomem facilmente em grandes labaredas devoradoras. No entanto devem ser aproveitados os momentos criativos e ardentes, de forma a gerar aquela sensação de vida que é a própria razão da existência. 

A Triplicidade de Água: Câncer, Escorpião e Peixes

A Água literalmente apaga o Fogo, portanto uma relação entre estes dois elementos será difícil e decepcionante. Os signos de água são ‘melosos’ demais para o fogoso sagitariano que pode se cansar das inconstâncias e dúvidas apresentadas por seus parceiros. Eles não costumam parar muito para pensar e preferem fugir dos sentimentos profundos se jogando com ardor em novas aventuras. O parceiro de água, ficará em casa chorando...

A Triplicidade do Ar: Gêmeos, Libra e Aquário

O Ar alimenta o Fogo e a relação entre estes dois elementos pode ser a mais maravilhosa experiência se ela se ativer ao lado intelectual e espiritual. De fato, será do lado físico e sensual que o relacionamento poderá ter problemas, já que as amizades, a vida social, as viagens e aventuras poderão ser mais importantes do que o próprio relacionamento. Se os outros elementos estiverem em equilíbrio, poderá no entanto ser construído um relacionamento criativo, brilhante e duradouro.


Aspectos sentimentais do signo Capricórnio 

Capricórnio é um signo de Terra, Cardeal, governado pelo planeta Saturno (Veja também em: Signos Astrológicos). Como os outros signos de Terra, Capricórnio é ligado aos bens materiais e a todas as coisas terrenas. Na terra ele simboliza a própria Terra, os lugares elevados, as montanhas, e os lugares isolados e inacessíveis. Sendo muito prático, como os outros signos do mesmo elementos, o capricorniano ‘não dá um ponto sem nó’, no sentido que ele ambiciona sempre alguma coisa em troca do que faz. 

O símbolo do capricórnio é uma figura ‘meio bode e meio peixe’, o que mostra a ambivalência deste signo, que é a evolução da vida na Água (seu oposto é o signo de Câncer) para subir na Terra. No simbolismo antigo, a cauda do Capricórnio lembra também uma serpente, que é uma das mais antigas representações da sabedoria instintiva, sabedoria da própria terra. Ao mesmo tempo, o seu lado peixe, conhece as profundezas do mar, ou seja, as profundezas da psique e das emoções humanas. Este cabrito montês, trabalhador incansável, perseverante, astuto e ambicioso, é antes de tudo um grande caçador de mistério. Ele consegue controlar com astúcia os meandros da natureza humana, sejam eles interiores e exteriores. 

Ele é sem dúvida mestre em guardar segredos. E isto diz respeito aos próprios sentimentos também. Talvez haja ali uma dificuldade de traduzir ‘em miúdos’ algo que não é facilmente controlável, de forma que ao falar de sentimentos, ele precisa saber bem onde põe os pés (ou as patas!).

Ele é muito realista e não fará nada por impulso. O objetivo do capricorniano é sempre o de colocar os pés sobre algo concreto, ‘muito concreto’, portanto fará escolhas razoáveis e seguras. O romance não é para ele. O mito do Deus Saturno nos diz algo sobre este signo. Saturno é um dos Titãs, os deuses da Terra, filhos de Gaia, a Grande Deusa Mãe. Saturno é Kronos na Mitologia Grega, Deus do Tempo, que veio aprisionar seus filhos na cadeia das reincarnações. Do mesmo modo o capricorniano aprisiona a si próprio dentro de muros de trabalho, dever e ambição e passa muito tempo de sua vida somente acumulando responsabilidades e... dinheiro. Em detrimento, as vezes da sua vida sentimental. Porém, ele também aspira o lado espiritual da vida, mas ele irá, também neste campo, tentar alcançar o topo e buscará o autocontrole, a vontade, a estabilidade interiores que o associam à figura do Pai.

O Homem de Capricórnio

Quando jovem, o homem de Capricórnio pode parecer um pequeno cabrito sem rumo, às vezes assoberbado por tantas responsabilidades e poderá parecer até bastante inseguro, especialmente do ponto de vista sentimental. Tendo uma meta terrena para atingir, ele deixa de lado os seus próprios sentimentos e vai seguindo firmemente o caminho traçado pela ‘tradição’. Ele segue o caminho dos antepassados, com passos firmes e tem uma maneira peculiar de demostrar o seu amor. Dificilmente ele dirá "Querida, eu te amo!", naquele tom romântico e meloso dos signos de água. Mas ele demostrará seu amor compartilhando com você seus projetos e construindo com você um futuro firme e garantido. Ele fará seu papel de pai e marido de forma firme e segura, o que é um comportamento tipicamente masculino. O papel da mulher de um capricorniano deverá portanto ser essencialmente feminino. Se ele é o Grande Pai ela deverá ser a Grande Mãe e deverá desempenhar seu papel, dando-lhe, principalmente, filhos... homens! Sim, porque para ele o mundo é masculino e, mesmo respeitando o lado feminino da vida, ele está convencido da supremacia que o universo masculino tem sobre o feminino. O mais difícil nestes relacionamentos, é que esta figura paterna acabe se tornando um pouco tirana, e neste caso a mulher que estará ao lado de um capricorniano não poderá se mostrar mais competente e forte do que ele, pois isto retiraria sua autoridade. A não ser que esta competência seja num campo ‘estritamente feminino’, é claro!

O capricorniano típico é seguro, e se compromete somente se é "para toda a vida". Porém não tente modificá-lo, aceite-o como ele é, e você terá um companheiro seguro e confiável para a vida toda.

A Mulher de Capricórnio

Apesar do mito do Capricórnio ser ligado à figura do Grande Pai, a mulher de Capricórnio não é masculinizada. Muitas vezes elas assumem muito cedo as rédeas de sua vida, e não raramente também aquelas de outros familiares. Mas esta mulher, apesar de forte e segura, possui uma certa dose de feminilidade, de sensibilidade, que tem dificuldade de se expressar abertamente. Sempre bem-vestida e bonita, ela nunca será espalhafatosa mas terá um certo charme, um certo ar de mistério, que consegue ser muito atraente para certos homens. Normalmente a mulher de Capricórnio dará muita importância à sua carreira, mas também poderá ser uma amante e uma esposa dedicada, que ajudará o marido em sua própria carreira, com seus conselhos e seu senso prático, manipulando-o de forma astuciosa para conseguir obter aquele resultado que ela deseja. Como mãe também ela pode ser manipuladora, porque é instintivo nela exercer o poder do comando e o seu desejo de realizar algo é tão forte que, se ela não trabalhar fora, se realizará através dos filhos e do marido. 

Acredito que a mulher de Capricórnio deva tentar buscar dentro dela o seu lado feminino escondido, o seu lado Câncer, o seu lado Água. Desta forma ela se tornará mais feminina e terá menos decepções amorosas. Sim, porque a Capricorniana se decepciona facilmente e se queixa muito do fato que os homens não lhe oferecem a necessária ‘segurança’. Isto está ligado ao mito do ‘Pai’ que elas trazem dentro de si. E se esta figura paterna não for bem resolvida, terão problemas nos relacionamentos e se decepcionarão sempre com os homens que considerarão ‘mais fracos’. Com o tempo, elas poderão no entanto desenvolver o seu lado mais caloroso e acolhedor e se tornarem muito sábias. 

Capricórnio e o amor

Como já falei, o capricorniano típico não lida bem com sentimentos, que ele considera ‘pouco seguros’. Como ele gosta de pisar em terra firme, buscará relacionamentos estáveis e bem do tipo ‘tradicional’, e aos poucos construirá os alicerces firmes para a sua ascensão social. Não existe pessoa mais segura para companheira do que uma pessoa de capricórnio! No entanto, se você busca emoções, novidades, surpresas, enfim, uma vida cheia de ‘fogo de artifícios’ fique longe dele. Ele lhe oferecerá segurança, conforto material, uma boa posição social, mas nunca grandes surpresas e noitadas loucas! O amor do capricorniano é demostrado no dia à dia, naquilo que ele oferece ao seu companheiro para dar-lhe estabilidade e firmeza. E isto não é pouco, não é? 

Os Signos Relacionados:

A Triplicidade da Terra: Touro, Virgem, Capricórnio

Naturalmente, os signos de Terra se intendem bem entre eles, e por isto o Capricorniano se sentirá ‘na sua praia’ tendo companheiro alguém de Touro ou de Virgem. O relacionamento será duradouro e seguro, mas poderá faltar-lhe o estímulo e o romance, poderá ser carente de emoções.

A Triplicidade de Água: Câncer, Escorpião e Peixes 

Com os signos de Água o relacionamento pode até ser bastante proveitoso, já que estes trazem com eles os sentimentos e as emoções profundas. O elemento Água se mistura bem com o elemento Terra. No entanto, estes signos emotivos podem se sentir permanentemente frustrados se buscarem os suspiros e os sussurros que eles tanto buscam. Não há lugar para muito romance no dia à dia do capricorniano. 

A Triplicidade do Fogo: Áries, Leão e Sagitário 

O capricórnio pode se relacionar de forma agradável com os signos de fogo, mas ele terá tendência a ‘endurecer’ aos poucos por não aguentar o eterno corre corre dos nativos de fogo, sempre em busca de novas aventuras. O enrijecimento do relacionamento é devido à ação do Fogo sobre a Terra. Para que o todo seja harmônico os dois signos precisam acrescentar um pouco do elemento Água. 

A Triplicidade do Ar: Gêmeos, Libra e Aquário 

Naturalmente o elemento Ar é volátil demais para o prático capricorniano, e ele terá muita dificuldade de se relacionar com os signos deste elemento. No entanto ele poderá ser o elemento neutralizador, mesmo se os dois não tem a tendência natural a se misturarem. O bom relacionamento vai depender mais da tolerância do que do entendimento de cada um.

Aspectos sentimentais do signo Aquário
Aquário é um signo de Ar, Fixo, governado pelo planeta Urano e tem como co-regente o planeta Saturno. Como os outros signos de Ar, Aquário é um signo intelectual, um signo de conhecimento.

Ele está principalmente relacionado com ideais, ideais de amor e fraternidade universal, no que diz respeito à evolução da humanidade. O Aquariano é também muito atraído pelas ciências, pelas invenções e descobertas que irão melhorar a condição humana nas gerações futuras. O grito "Igualdade, Liberdade e Fraternidade" é o lema do Aquariano. Porém muitas vezes, este ideal se choca frontalmente com a realidade da condição humana e ele se decepciona com as atitudes dos seres humanos, tão limitados, coitadinhos! Então ele se irrita e pode perder a paciência, considerando os ‘outros’ como seres inferiores que nunca irão chegar lá onde ele chegou!

Apesar dele ser um verdadeiro democrata, respeitando a liberdade de expressão de todos, ele tem ideais, objetivos e um código ético próprio que ele seguirá, custe o que custar. Ele tem também um enorme senso de justiça e se dedica de forma incansável à descoberta da Verdade. Por causa desta luta incansável, ele poderá sofrer com as represálias de elementos mais conservadores da sociedade, que consideram este altruísmo dele tão suspeito! Mas o verdadeiro aquariano é assim mesmo, altruísta, idealista e antes de mais nada justo. O perigo é que, com este seu fanatismo idealista, mais intelectual do que prático, ele pode se tornar um frio e rígido ‘cientista louco’, mais interessado em algum utópico interesse que servirá ao desenvolvimento da humanidade do que na ajuda individual que pode ser dada aos pobrezinhos que vivem em baixo da ponte! 

Com isso tudo, o aquariano típico fica desconcertado quando lida com as emoções e com os sentimentos. Sendo um signo intelectual, ele quer resolver tudo ‘pela razão’, e não se abandona a sentimentos piegas que ele tenta controlar à todo custo. Ele é muito orgulhoso e por demais controlado para deixar suas emoções transparecerem. No entanto ele não é insensível; simplesmente não gosta de demostrar suas emoções, já que elas não podem ser explicadas de forma racional.

A figura mitológica associada a este signo poderia ser aquela de Prometeu, aquele que roubou o fogo aos deuses para doá-lo aos homens. Por causa disto ele foi condenado a ficar a vida toda acorrentado a um rochedo, onde uma águia iria todos os dias lhe roer o fígado. Hércules o libertou deste sofrimento. O nobre impulso do aquariano de ajudar o desenvolvimento da raça humana o condenaram a ficar acorrentado. Isto pode ser proveniente do lado ‘Saturno’ de seu caráter, que é o símbolo da estrutura, da ordem e dos limites, e que está presente em seu signo para lhe lembrar que o ser humano está acorrentado às suas fraquezas, inerentes à vida terrena. 

O Homem de Aquário

O lado intelectual do signo combina bem com o lado masculino da humanidade, e o homem de Aquário pode mostrar seu potencial se tornando um pensador, um filósofo, um cientista, enfim, um inventor. Só que ele não sabe lidar com seus próprios sentimentos e pode parecer bastante frio nos relacionamentos. E esta frieza pode deixar suas parceiras muito decepcionadas, especialmente se elas forem do tipo ‘romântica incurável". O típico homem de Aquário nunca irá lhe dizer quando você o verá de novo, já que ele preza demais a sua própria liberdade e não quer ‘compromissos’.

Ele prefere relacionamentos abertos, do tipo ‘amizade colorida’, onde cada indivíduo mantenha a sua própria liberdade individual. Uma forma mais adequada de amor, para ele, seria àquela baseado na amizade e no respeito. Assim, a sua parceira precisará aceitar também que ele tenha, além dela, várias ‘amigas’. E se você, por fim, fizer uma cena de ciúme, ele irá ser hipócrita o suficiente para fazê-la sentir-se culpada por ser tão egoísta! Então, para manter um bom relacionamento com ele, você precisará ser bastante imprevisível (para manter seu interesse aceso) e deve respeitar o seu mundo, seus valores e sua liberdade. Sobretudo, não dê muita importância àquilo que ele diz e tente buscar em seus atos as demonstrações de carinho, já que ele, apesar de tudo, é bastante vulnerável emocionalmente.

A Mulher de Aquário

O mito de Prometeu deve ser adaptado ao feminino com o mito de Pandora. Aquela que abriu a caixa com todos os dons da humanidade, mas espalhou, sem querer, também os sofrimentos humanos. O seu espírito de busca desencadeou os males que ela então se esforçará de combater. E ela o faz com muita devoção e sobretudo com a esperança de que, um dia, a humanidade será fraterna e mais justa. 

A mulher de Aquário pode ser do tipo que aplica seus conhecimentos e sua auto-disciplina somente no âmbito pessoal, e vive muito bem sozinha. Por outro lado, existe àquela aquariana que se dedica às obras humanitárias especialmente àquelas ligadas ao desenvolvimento da sociedade. Ela irá então participar de ONGs, sindicatos, movimentos revolucionários, etc. Elas precisam se envolver em alguma causa humanitária para seguir seu próprio destino. Mas no campo emocional elas podem ter muita dificuldade em expressar seus sentimentos, mantendo uma aparente frieza e distância nos seus relacionamentos amorosos. Elas são favoráveis à liberdade, em todos os sentidos, inclusive àquela sexual, e podemos encontrar neste signo as feministas, as lésbicas ou as GLS, publicamente assumidas. Ela não consegue expressar a sua feminilidade da mesma forma que as mulheres dos signos de Água ou Terra, e então dificilmente se realizarão como ‘esposas e mães devotadas’! Se você busca uma ‘Amélia’, não será neste signo que a encontrará! 

Aquário e o Amor

Resumindo, este não é o signo mais fácil para os relacionamentos amorosos, à menos que eles sejam baseados em amizade, respeito e liberdade mútua. Como o Aquário é um signo de idéias, de intelecto, os aquarianos não expressam seus sentimentos, reprimindo suas emoções. No entanto, eles são ‘fixos’, portanto são seres que buscam a estabilidade, e a estabilidade é a base de um relacionamento duradouro. Se ele promete fidelidade, ele será fiel; se ele promete estabilidade, ele será estável, mas não lhe peça para explicar seus sentimentos. Ele não saberá fazê-lo. Não lhe peça declarações de amor. Ele não saberá dizer "Eu te amo", a menos que ele o pense realmente. Um relacionamento baseado na sinceridade, na liberdade e na amizade pode ser muito gratificante.

Os Signos Relacionados

A Triplicidade do Ar: Gêmeos, Libra e Aquário

Com os outros signos de Ar, apesar das afinidades inerentes, não poderá ocorrer um relacionamento amoroso e caloroso. Será mais uma espécie de amizade, com mútuo respeito, especialmente pelas qualidades intelectuais do outro. Um pouco como o amor de Simone de Bouvoir e de Jean Paul Sartre. Dois intelectuais levando a vida juntos mas independentes. 

A Triplicidade de Água: Câncer, Escorpião e Peixes 

Com os signos de Água o relacionamento pode se tornar um tanto difícil já que o frio e racional Aquário irá tentar racionalizar os arroubos sentimentais e emocionais do seu parceiro de Água. Dificilmente os elementos irão se misturar e resultar em relacionamentos harmoniosos. 

A Triplicidade da Terra: Touro, Virgem, Capricórnio 

O frio e racional aquariano pode apreciar o lado prático do nativos dos signos de Terra. O relacionamento terá estabilidade e consistência, mesmo se os dois elementos não irão se misturar muito bem. Haverá no entanto um respeito mútuo, especialmente se o nativo de Terra se adaptar ao lado extremamente intelectualizado de seu parceiro. 

A Triplicidade do Fogo: Áries, Leão e Sagitário 

O Ar alimenta o Fogo e portanto este poderá ser um relacionamento onde o lado idealista de um irá se misturar e alimentar o lado aventureiro do outro. Desta forma os dois poderão se lançar em aventuras e causas, intelectuais ou verdadeiras, e manterem vivos os laços de seu interesse comum.
 
 Aspectos sentimentais do signo Peixes 

Peixes é o XIIº Signo do Zodíaco e como tal ele resume, dentro de si todas as qualidades e contradições dos outros signos do zodíaco. É um signo de Água, mutável e regido pelo planeta Netuno, tendo como co-regente o planeta Júpiter. 

Netuno, ou Poseidon na mitologia Grega, é a representação do Deus dos Oceanos e das vias submarinas da terra. Ele pode ser um Deus bondoso e calmo mas pode de repente surgir cheio de cólera, com seu tridente na mão, e se mostrar absolutamente hostil e destruidor. Nesta figura do Deus Netuno, podemos ver uma característica do signo de Peixes, que está sempre em conexão com um reino sem limites, e de uma profundidade incomensurável. Peixes sabe que ‘toda a vida se originou nas águas’ e, por esta razão, ele tem a compreensão total do que é ‘a vida’. 

Sendo o último signo do Zodíaco, ele compreende em si todos os outros signos, por ter desenvolvido, ao longo das encarnações, seja os seis primeiros signos pessoais, que os outros seis, coletivos. É muito difícil portanto definir ‘o verdadeiro pisciano’. Ele é como um camaleão, se disfarça conforme a ocasião e se adapta a qualquer circunstância. Entre eles encontramos gênios (como Einstein) e ladrões; místicos e religiosos (como Madre Teresa) e drogados (tem muitos!). Estas características podem também ser relacionados com o planeta Netuno, quando este estiver em destaque no Mapa Natal de uma pessoa. Por exemplo, a compaixão demostrada pela Princesa Diana pode ser vista em seu Netuno no Meio do Céu. Mesmo Ayrton Senna que se tornou um mito e também deixou uma grande obra filantrópica tinha em seu Mapa Natal o planeta Netuno no Meio do Céu. (será coincidência que estas duas figuras foram ‘sacrificadas’ tão repentinamente?)

Peixes é o signo do misticismo e da fé e os piscianos aspiram a uma outra realidade, mais transcendental e longe da realidade. O Pisciano quer ver o mundo perfeito, e por esta razão ele tenta apagar o sofrimento humano da face da terra, seja com a dedicação, seja com o escapismo (quando ele não suporta ver tanta miséria!). Peixes é extremamente tolerante com os outros, porque ele consegue ver além das aparências e então busca ver, no outro ser, somente o seu melhor lado. 

Muitas vezes o pisciano é acusado de ser passivo e de não reagir mesmo às mais terríveis ofensas. Na realidade, ele compreende a alma humana como nenhum outro, e sabe que a ambição frenética, a ambição pelo poder, a cobiça, a avidez não trazem a felicidade. Por esta razão ele é tolerante com os outros: as suas motivações são mais interiores e as coisas terrenas não são tão importantes para ele. Ele tem o segredo do inconsciente e possui a chave para abrir todos os mistérios da natureza humana. Neste signo são resumidos todos os sofrimentos da humanidade, todos os seus anseios, todas as suas desilusões e ele anseia pelo verdadeiro amor universal.

O Mito do signo de Peixes está ligado ao Deus Netuno mas é representado por dois peixes ligados por um cordão de ouro. Estes dois peixes olham cada um numa direção, daí a ambivalência deste signo. Ninguém é mais volúvel e mutável do que Peixes. Ele se disfarça, muda como um camaleão, e adora fazer teatro e criar personagens. De qualquer maneira ele precisa permanecer no mundo da fantasia pois a realidade é algo incompreensível para ele. Ele não consegue lidar com a matéria.

Também o mito do Cristo é associado ao signo de Peixes. Aliás, a Era de Peixes é a Era em que nos encontramos. Ela será substituída pela Era de Aquário (em 2.460 aproximadamente), e no momento estamos vivendo a superposição das duas Eras. A Era de Peixes é a era dos grandes avatares, como Buda, o Cristo, São João Batista, e outros que vieram trazer para a humanidade a mensagem da Era de Peixes, a Era do Sacrifício, a Era do Amor ao Próximo. Será que a humanidade aprendeu a lição nestes dois mil anos? Não, ainda não....

Aí está porque o signo de Peixes é tão devotado e se sacrifica tanto pelo outro ser. A chave para compreendê-lo é a palavra "Compaixão". Ele possui uma grande compreensão daquele mistério que diz que ‘dentro de cada homem há um Deus’. Ele compreende o significado do princípio hermético "Deus é mente, o Universo é mental". Ele faz parte da Mente Divina. Ele vê em cada ser humano a pequena parcela Divina que ali reside e por esta razão ele perdoa, perdoa sempre.

No seu lado negativo falta-lhe perseverança, disciplina, continuidade e dedicação ao trabalho. Ele não age, espera, e se acha sempre vítima das circunstâncias. Por esta razão permanece passivo e espera que, do Céu, lhe venha uma ajuda providencial. 

O Homem de Peixes

Ele é sensível, romântico, compreensivo e dedicado. Ele está sempre amando, e ama profundamente, já que seu amor não tem limites. Peixes não consegue conceber a vida em solidão. (Você já viu um peixinho sozinho num aquário?) Ele é acusado muitas vezes de ser fraco, em relação à sociedade machista em que vivemos. As pressões são muitas e ele simplesmente ‘não aguenta’. Ele não faz o estilo ‘machão’. O amor para ele é romântico, como num conto de fadas. Ele precisa sentir a comunhão com o outro ser e se ele consegue isso, será o melhor amante do mundo, bem como aquele herói gentil e amável, viril e protetor ao mesmo tempo, que as donzelas esperam do alto de sua torre. 

Ele pode não ser fiel, pois eles ama o amor e precisa buscar sempre um sonho imaginário e se você conseguir manter este aparente estado de sonho, o terás aos seus pés. Eu costumo dizer que ele é melhor amante do que marido. Mas isto depende da mulher que ele tem ao lado, não é? De qualquer maneira, não tente subjugá-lo, ele irá se esgueirar... como um peixe. É melhor você lhe dar linha...

A Mulher de Peixes

A mulher de Peixes lembra uma ondina, sedutora, misteriosa, ela é capaz de mostrar mil facetas de sua personalidade, cheia de charme e gentileza. As vezes se mostra indefesa, à superfície das ondas e ao mínimo susto ela mergulha nas profundezas do mar para se proteger. Ela nos lembra a típica donzela do conto de fada, meiga e desprotegida, aguardando que um príncipe a venha socorrer e libertar. Ela precisa de romantismo, ternura, poesia, música, no seu dia a dia, e se o seu par não lhe proporcionar isto, ela irá buscar todo este sonho nos braços de outro amante. Quando jovem ela irá vivenciar terríveis dramas amorosos de onde ela sairá fortalecida e sábia. Sim, sábia, pois é esta sabedoria interior que aparece mais tarde, sabedoria que lhe dará um brilho todo particular nos olhos, cheios de compaixão e compreensão. A pisciana é uma bruxa nata, e ela poderá até brincar com o seu lado ‘ruim’, especialmente se ela for tratada mal. Mas nunca será vingativa. Ela simplesmente fugirá nas profundezas do mar azul....

Peixes e o amor

Então, como amam os piscianos? Sempre e seguramente de forma romântica. Eles precisam viver como num filme, personagens românticos, sofredores e sacrificados, onde os braços do ser amados serão por fim o porto seguro! Encontramos esta características tanto nos homens quanto nas mulheres, portanto seus parceiros precisam estar sempre atentos para não deixar que a rotina da vida diária quebre este encanto de que eles tanto precisam. 

Apesar de toda a dedicação e do espírito de sacrifício, se eles não conseguirem esta vida ‘de sonho’ terão tendência à infidelidade, ao escapismo, ou se tornarão vítimas de sua própria inércia e falta de ação. Deste modo se tornarão ‘sofredores’ somente para fazer com que os outros se sintam culpados. Eles adoram bancar as vítimas! 

Os Signos Relacionados

A Triplicidade do Ar: Gêmeos, Libra e Aquário

Os signos de Ar se sentem atraídos pela meiguice dos signos de Água, e vice-versa. No entanto, estes nativos de Ar precisam lembrar que as emoções são muito importantes para os Piscianos, e não podem ser explicados racionalmente. Com sua racionalidade eles podem ‘matar’ aos poucos o lado romântico de seus parceiros, levando-os à fuga. 

A Triplicidade de Água: Câncer, Escorpião e Peixes

Peixes se relaciona naturalmente com Câncer e Escorpião, mas terá com eles muitas dificuldades por serem todos signos altamente emocionais e... mudos. Guardando suas emoções dentro de si, o diálogo se torna difícil e o relacionamento levará um dos parceiros a buscar ‘fora de casa’ aquele algo mais protetor e seguro de que ele precisa.

A Triplicidade da Terra: Touro, Virgem, Capricórnio

Com os signos de Terra o Pisciano terá aquela sensação de segurança de que ele precisa. O nativo dos signos de Terra, com sua praticidade, cuidará da conta bancária, da programação da viagem, e pensará no futuro de ambos. No entanto, será necessário sempre tomar cuidado para não deixar que a rotina acabe com o lado romântico do relacionamento, se não...

A Triplicidade do Fogo: Áries, Leão e Sagitário 

A relação com os signos de Fogo pode ser estimulante, no início, especialmente porque estes signos são altamente criativos e estão sempre em busca de alguma nova aventura. No entanto, o excesso de atividade e de energia do signo de Fogo pode incomodar o tranquilo e passivo pisciano, que irá se sentir pressionado a compartilhar de aventuras físicas, quando ele prefere as aventuras de seus sonhos.
biabite♥


Nenhum comentário:

Postar um comentário